Gato Manda Chuva! Quem não lembra dele?! Mas quem será seu dublador?

Manda Chuva! Quem não lembra dele? O carismático e garboso gato amarelo, Manda Chuva é o líder do bando de gatos do beco: Bacana, Espeto, Batatinha, Gênio e Chu-Chu. Ele mora numa aconchegante lata de lixo ao lado do telefone usado pelo Guarda Belo – que vive a perseguir os gatos para expulsá-los do beco. Sem sucesso, é claro.

A série foi lançada em 1961, com o episódio “Hawaii-Here we Come” (em português, algo como “Havaí, aí vamos nós!”). Nele, Batatinha ganha um cruzeiro para o Havaí em um sorteio e os outros gatos resolvem dar um jeitinho de entrar no navio como clandestinos. A turma encontra uma mala cheia de dinheiro roubado, e o guarda Belo logo descobre. Mas Manda Chuva - puxa! Ele tem um jeitinho brasileiro de resolver as coisas - com seu joguinho de cintura, consegue encontrar o ladrão sem atrapalhar a folga de todo mundo.
O dublador do gato é Lima Duarte, que também fez a voz de Espeto e a do cachorro Dum-Dum, amigo da tartaruga Touché - isso há mais de quarenta anos, muito antes de Roque Santeiro. Aliás, a dublagem em português é ótima, como muitas das dublagens da época, com um toque brasileiro nos nomes e no jeito de falar. A cidade em que moram os gatos (que originalmente seria a periferia de Nova York) algumas vezes é chamada de Brasília e o dinheiro é Cruzeiro. O sotaque de periferia é trocado por um nordestinês ótimo, com o Espeto.
Apesar de só ter 30 episódios (uma temporada), a série fez muito sucesso por onde passou, e o personagem-título continua sendo um dos mais lembrados da Hanna Barbera, ao lado dos Flintstones (que são até citados no desenho).
A inspiração para o desenho veio da série “The Phil Silvers Show”, que passou nos Estados Unidos no fim dos anos 50. No show, um sargento muito esperto – e malandro, como o Manda Chuva - inventa um monte de estratagemas para driblar a vigilância do coronel e jogar pôquer e outras coisas proibidas num acampamento militar.

Gato Manda Chuva! Quem não lembra dele?! Mas quem será seu dublador?